quarta-feira, 28 de abril de 2010

FEIRA DAS VAIDADES

Não lembro se já comentei, mas se já, me perdoem.

Tenho um hábito de leitura bem estranho. Leio ao mesmo tempo cerca de 4 a 5 livros. Tento misturar bem os generos porque algumas leituras deixam meu cerébro a todo vapor e muitas vezes sinto necessidade de ler outros tipos de assuntos, mas as vezes não consigo.
Gosto de ler historinhas teens como Harry Potter, ou a serie Twilight ou algum romance, de preferência da Jane Austen. Por causa das tarefas do seminário leio algumas (na verdade muitas) páginas sobre vários assuntos teológicos para pesquisa e entrega de tarefas. Sempre tento ler algo mais devocional (autores como Max Lucado, Elisabeth George,...). E quando dá, livros de aconselhamento, ou testemunhos. Bem, assim vou lendo vários livros e todos juntos.
Ganhei de presente um livro, "Ídolos do Coração & Feira das Vaidades" de David Powlison, que na verdade foi escrito como um artigo num jornal (Journal of Biblical Cousenseling). O livro ficou bem breve, somente 82 págs, letras grandes e muito espaço para fazer anotações, mas acreditem... ainda não consegui terminar de ler.
Esta leitura tem me cobrado uma atenção especial, é um assunto que já li em outros livros e escutei pregações, mas mesmo assim, a cada parágrafo preciso parar e pensar de forma prática, comecei a ler neste mês e ainda estou na pág 39, leio duas págs e preciso voltar três porque acho que perdi algum fio do raciocinio do autor.
(Alguém entendeu meu drama?? - brincadeirinha, estou exagerando)
Só queria compartilhar, que existem leituras que precisam ser feitas como a digestão das vacas. E esta tem sido uma delas para mim, por causa dessa leitura eu tenho pensado TANTO, mas TANTO nas minhas motivações, no ambiente em que eu me encontro e nos nomes que tenho dado aos meus pecados... que as vezes me perco no emaranhado que tem se tornado a minha cabecinha (HUAHUAHUAHU - essa foi bem boba *^^*).

2 comentários:

Denis Lee disse...

Normalmente tenho costume de ler vários gêneros e todos os livros que me indicam. Com certeza, existem livros diferentes que precisam de atenção diferente. (:

Acredito que o que faz você ter mais atenção para entender, basicamente é que tipo de conteúdo apresentado e a forma de apresentação do conteúdo.

Por exemplo, livros de filosofia possuem um conteúdo complicado, pois são conceitos abstratos e de difícil analogia com a realidade. Porém as fábulas e parábolas são umas excelentes ferramentas para auxiliar nesse trabalho. (Tanto que até Jesus utilizou deles, certo?)

Faço essas combinações:
[A] Conteúdo difícil e apresentação teórica.
[B] Conteúdo difícil e apresentação prática.
[C] Conteúdo fácil e apresentação teórica.
[D] Conteúdo fácil e apresentação prática.

[A] Talvez seja a categoria dos livros universitários.
[D] Romances para gerar puramente lazer.

Honestamente, não gosto muito dos livros do Max Lucado por eu classificar como letra [D]. Gera emoção momentânea, reflexão temporária e, passado alguns dias, você esquece por completo. (Li 3 ou 4 livros dele. Hihi.) Mas, claro que posso estar enganado!

Aliás, costumo racionalizar tudo. Enfim, ótimo post! (:

Poesia de Graça disse...

Oi Débora. Desculpe usar este espaço para esse fim. É que não encontrei em seu blog o seu e-mail. Isso não trata-se de um comentário.
Voce pediu para usar meu poema frasal em seu blog. Quero lhe dizer que fico muito feliz quando isso acontece.É mesmo um grande prazer. Por favor, faça-o. Obrigado pela leitura.