quarta-feira, 13 de maio de 2009

SOFRIMENTO


Durante a aula de Teologia do Antigo Testamento, um colega apresentava suas conclusões sobre um capítulo que estudamos. Falamos sobre Jó, sobre o sofrimento... Por que o justo sofre?... Não saberia explicar bem, mas Jó lidou muito bem com isso (concluímos).

O professor citou as palavras do apostolo Paulo em colossenses: completava o que faltava do sofrimento de Cristo. Disse também, que Paulo deveria ter entendido que de alguma forma o sofrimento que ele passava fosse um tipo de "completar" do sofrimento de Cristo.

No capítulo que estudamos, o autor afirmou que os profetas, discípulos, e outros que apareceram, entendiam que o sofrimento fosse como parte de sua jornada com Deus.

Mas, a grande enfase desta noite de aula, foi a crença equivocada de que sofremos por algum pecado, ou por sermos menos que alguém.

Um tipo de herança espiritual vinda do paganismo, em que precisava-se aplacar a ira dos deuses, ou domesticar e adestrar esses deuses. Manipulando os seus desejos através de rituais ou obras que julgamos ser corretas.

Essa forma de enchergar Deus não passa a perspectiva correta do que Ele é, pelo contrário, apaga e esfumaça o seu ser.

Nenhum comentário: